Home

Snow Patrol, São Paulo, Credicard Hall: ****

Quarta passada vi meu segundo show da banda britânica Snow Patrol, o primeiro fora de festival. Mais do que a banda de “Open Your Eyes”, música que detesto mas que popularizou o grupo e inundou baladas pop com seus remixes, Snow Patrol era pra mim daquelas pérolas do poprock que o público ainda não conhecia. Ledo engano. Amigos de gosto extremamente pop sabem de cor “Chasing Cars”, “Chocolate”, “Run” e seus remixes. O Credicard Hall estava mais cheio que no show da Alanis Morrissette (nunca sei quais letras são dobradas, então duplico todas). E o público cantava praticamente todas as músicas, incluindo as do fraquinho álbum novo.

 

Foi um belo show. Gary Lightbody é dos bons moços do rock. Brincou com a platéia o tempo todo, agradeceu às fãs que compraram um par de tênis novos pra ele e elogiou, como de praxe, os brasileiros e o país. Mas se esqueceu de cantar “Lifening”, música que aparece na abertura do bis em toda a turnê, logo antes de “Just Say Yes”. Em São Paulo, somente esta última fez parte do encerramento do show.

 

Mas o que eu quero falar mesmo é que Snow Patrol me faz sempre lembrar a história do curta-metragem “C’Etait un Rendez Vous”, que a banda usou como clipe de “Open Your Eyes” em 2007. O filme de cerca de 10 minutos, dirigido por Claude Lelouche é, talvez, o maior viral de carros da história.

 

Numa manhã de agosto de 1976, uma câmera foi presa num Mercedes-Benz e, sem avisar ninguém nem pedir permissão às autoridades, o carro cruzou Paris em altíssima velocidade às 5h30 da manhã, quando a cidade ainda acordava. Vemos o motorista desviando de carros e caminhões, cruzando sinais vermelhos e quase atropelando pedestres. Ouvimos o ronco do motor e o som das derrapadas incríveis. Durante anos, muito se inventou sobre o filme. Que seria um piloto de F-1 dirigindo. Que o diretor teria sido preso após a primeira exibição. Que o carro teria sido apreendido logo após o término nas filmagens. Ninguém sabe ao certo o que é real.

 

Mas, hoje em dia, o que você mais encontra no YouTube são repetições do curta de Lelouche.

 

Aqui, o curta incompleto, com som original.

 

Aqui, o clipe do Snow Patrol:

 

Aqui, uma entrevista com o diretor:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s