Investir 3 bilhões de reais em novas faixas na Marginal Tietê, como o governo do Estado de S.Paulo fez há alguns anos, não está com nada. O importante é investir num sistema intermodal que privilegie o transporte de massa – ônibus, trem e metrô. Mas por quê?
1. Porque mais pistas para carros não significa menos trânsito. Pelo contrário: são um incentivo para o uso do automóvel.
2.Porque transporte de massa leva mais gente ocupando menos espaço.
3. Porque espaços desapropriados para estações de trem e metrô podem se transformar em mais espaços verdes para as cidades.
4. Porque o uso do transporte público incentiva as pessoas a caminharem nas ruas: isso favorece o comércio de rua.
5. Porque mais gente andando nas ruas também aumenta a sensação de segurança.
6. Porque o uso do transporte de massa mistura classes sociais, melhorando a sociabilidade e o senso de comunidade.
7. Porque o transporte público é mais rápido.
Veja vídeo comparativo aqui.
8. Porque com menos carros, menos prédios históricos darão lugar a estacionamentos.
9. Porque o uso do transporte público é muito mais produtivo para a pessoa do que dirigir um carro. Ainda mais em tempos de Smartphones e Tablets.
10. Porque o setor de transportes é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa. Metade disso se deve ao uso diário e em larga escala do carro e de outros meios individuais motorizados.
11. Porque cidade evoluída não é aquela em que o pobre anda de carro, mas onde o rico anda de transporte público.
Saiba mais sobre os Planos de Mobilidade das cidades brasileiras aqui.
I would like to thank you for the efforts you have put in writing this web site. I am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own website now. Actually the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a good example of it.
CurtirCurtir