Home

O britânico Stephen Frears é um diretor tradicional e conservador na forma. Listando seus filmes, logo se vê que não se deve esperar nada revolucionário ou inovador: “A Rainha”, “Alta Fidelidade”, “Herói Por Acidente”, “Ligações Perigosas”, “O Segredo de Mary Reilly”, entre tantos outros. Mas esse cara entende da técnica e da linguagem cinematográfica. Por isso é sempre ficar de olho no que ele faz.

 

“Philomena” foi uma grata surpresa pra mim. O filme, conservador na forma, é muito bom. Simples, correto e , com drama na medida certa.

 

A história lembra um belo dramalhão mexicano. Baseado numa história real, conta a história trágica da velha Philomena, uma irlandesa pobre que, na adolescência, foi trancafiada em um convento católico e teve o filho vendido pelas freiras. Cincoenta anos depois do parto, com a ajuda de um jornalista recém-demitido, ela parte em busca do paradeiro deste filho.

 

Mas não se engane. O filme é muito mais profundo do que parece. Temos na tela a disputa de duas visões de mundo. A primeira, do jornalista vivido pelo ótimo Steve Coogan: culto, inteligente, crítico, explosivo, sarcástico, ativo e sangue quente. A segunda, de Philomena: inocente, passiva, acomodada e incapaz de nutrir o ódio.

 

É desse duelo de realidades que temos a grandeza do filme. Judi Dench brilha como a personagem principal (está indicada ao Oscar, mas não tem nenhuma chance de levar), graças a um roteiro muito bem amarrado, escrito pelo próprio Steve Coogan (conseguiu uma indicação ao Oscar de roteiro adaptado – o filme tem ao todo 4 indicações, incluindo Melhor Filme).

 

Prepare-se para uma série de críticas à Igreja Católica, à sociedade, ao preconceito, à passividade e à aceitação das coisas como elas são. O clímax do filme, num embate entre alguns personagens numa sala, Philomena nos dá um grande tapa na cara.

 

Não perca este filme excelente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s