Home

Texto meu publicado no AdNews.

 

Recentemente, esse mundo paralelo que chamamos de redes sociais – onde alguns são bem diferentes da vida real, ou será que na verdade é ali onde são verdadeiros? – foi abalado por uma bomba. Não falo da avalanche eleitoral Marina Silva nem do comportamento um tanto canabinoso do candidato Eduardo Jorge no debate da Band. Mas da revelação de que a Hello Kitty não seria uma gata.

A hecatombe eclodiu durante a organização de uma exposição de 40 anos da personagem, quando a detentora dos direitos da marca, a Sanrio, expôs ao mundo que a Hello Kitty seria, na verdade, uma menininha alegre e feliz, “com um coração de ouro”.

Qual o motivo de tamanha repercussão? Eu, particularmente, nunca tive uma convivência íntima com a gata, digo, com a garota, mesmo tendo crescido com minha irmã. O grande impacto e detonador da revolta foi a revelação de que estávamos enxergando errado. Foi a informação de que aquilo que vemos não seria a verdade.

Snoopy prontamente se pronunciou, confirmando ser um cachorro. Desesperados, fãs esperaram em vão alguma declaração de Mickey Mouse sobre a definição de sua espécie – muitos ainda esperam também a definição de sua sexualidade.

Quando nos tiram a certeza daquilo que vemos ficamos realmente revoltados. Basta ligar a TV aos domingos e acompanhar os gritos e gestos efusivos dos comentaristas esportivos. Uns juram de pés juntos que pela imagem houve pênalti, outros garantem que não foi nada. Todos estão certos, porque as imagens permitem sim diferentes interpretações. Basta surgir um novo ângulo de câmera para as discussões esportivas se complicarem ainda mais.

Nós enxergamos a partir de nossas experiências prévias, referências acumuladas e julgamentos pessoais. Outro dia, chamei uma senhora para cobrir as férias da minha diarista. Pouco antes de sair para a agência, vi que ela se preparava para jogar no lixo uma série de garrafas de vidro coloridas que deixo sobre uma mesa. Claro, pelo olhar dela, garrafa de vidro vazia nada mais é do que lixo. Ela não conseguia enxergar os vasos que eu vejo – comecei a questionar se só eu as vejo assim.

Da mesma maneira que nós, nascidos e educados num país católico, usamos aquele emoticon do iPhone como símbolo de duas palmas da mão juntas, ou seja, rezando. Enquanto os americanos enxergam como um simples “high five” – acredite, esta é a interpretação correta do ícone.

Vivi também uma experiência constrangedora, saindo de uma consulta na Vila Mariana. Eu vestia um daqueles jeans rasgados que mostram pedaços das pernas, quando o zelador do edifício comercial entrou no elevador e perguntou que trabalho eu estava prestando ali. E rispidamente questionou porque eu não estava usando o caminho de serviço. Pelo olhar dele, calça rasgada é sinônimo de desleixo, talvez sujeira, mas principalmente, de trabalho braçal. Bem longe do meu olhar fashion – que, confesso, é um tanto quanto discutível.

Temos acompanhado também pessoas declarando Dilma a vencedora do tal debate da Band. Outras, garantem que Marina reinou absoluta. Enquanto terceiros defendem Aécio. De acordo com o olhar de cada um, um candidato diferente venceu a disputa.

Nós, enquanto comunicadores, devemos ter sempre em mente a heterogeneidade do olhar do consumidor. Sabemos disso. É por isso que, quando não estamos trabalhando com algum público nichado, tudo fica mais pastel e clichê. Assim diminuimos a possibilidade de interpretações múltiplas.

De todos os modos, a Sanrio já voltou atrás e confirmou que Hello Kitty é uma felina. Ufa, já podemos dormir tranquilos, nosso olhar não estava errado. Agora, olhar correto mesmo foi o de quem teve a grande sacada de criar esta história para trazer de volta às manchetes uma personagem que andava tão esquecida. Esperamos ansiosamente pelo videocase desta gata que, na verdade, pode ser um leão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s