Posso dizer que aprovei o Serviço Connect da CPTM que liga o Aeroporto de Guarulhos à malha metroviária de São Paulo, por apenas 4 reais (agora, 4,30 – obrigado, eleitores do Doria!).

Fiz os dois caminhos: ida e vinda.

O primeiro foi chegando de viagem, ainda em dezembro de 2018. Aguardei o ônibus gratuito na frente do Terminal 3 por 7 minutos e, em menos de 10, já estava na estação Aeroporto da CPTM. A caminhada lá dentro é tranquila.

O trem do serviço Connect (em horários fixos pela manhã e no fim da tarde, cheque na Internet) leva o passageiro direto para a estação Brás da Linha Vermelha, com apenas 3 paradas: CECAP, Engenheiro Goulart e Tatuapé. O trajeto levou uns 40 minutos.

No Bras é preciso caminhar bastante naquela estação enorme, até o Metrô. De lá, fui até a República, onde baldeei para a Linha Amarela, até a Higienópolis-Mackenzie. Logo ali.

Total: 1h30 de trajeto. Achei justo pelo preço. 99 Táxi cobra em torno de 65 reais e leva 40 minutos, se não tiver trânsito.

O caminho inverso fiz em janeiro de 2019, no mesmo tempo, fazendo exatamente o trajeto contrário – e pegando o serviço Connect das 18:40 no Brás.

Eu levava apenas uma mochila nos dois casos, mas poderia muito bem estar com uma mala pequena ou média de rodinhas – como vi algumas pessoas.

Não perde em nada para serviços parecidos que já usei fora do Brasil. Pelo contrário, o aperto em Nova York e as escadas de Paris dificultam muito mais a locomoção. Eu, doido, uma vez fui até o Charles de Gaulle de metrô com duas enormes malas e mais uma de mão. Não me pergunte como consegui.

Claro que seria perfeito se a Estação Aeroporto desembocasse já no Terminal – o projeto era esse mas a empresa que tem a concessão do Aeroporto quer construir um shopping onde seria a estação e pediu a mudança. Enfim, cagada.

Mas não tenhamos complexo de vira-latas: o serviço é barato e justo. Trem com ar condicionado e vagão cheio apenas vindo do Aeroporto, na Linha Vermelha, porque eram 19h de uma quarta-feira.

Há ainda o serviço Express, fora do horário de pico, que leva da Estação Aeroporto direto para a Luz, mas por 8 reais. Pretendo experimentar.

Anúncios