Home

Foram nove Carnavais cariocas e dois paulistanos – além de muitos prés e pós em ambas cidades e bloquinhos fora de época – que me fizeram absorver algumas manhas em blocos que jamais me fazem passar perrengue.

Quem quiser seguir minhas sugestões com certeza não vai se arrepender. Lembre-se que Carnaval são apenas quatro ou cinco dias POR ANO. Se perder ou errar, só no ano seguinte pra fazer dar certo!

1. Fuja dos Blocos Gigantescos – pode ter o Papa cantando, não vá! Muita gente, muito furto, muito aperto, pouco som, poucos banheiros, pouca diversão. Fuja sempre.

2. Não Vá com Muita Gente – grupos grandes são complicados: cada um quer uma coisa, toda hora alguém quer ir no banheiro ou comprar bebida, é difícil de locomover tanta gente, sempre alguém se perde etc. Você tem o ano todo pra reunir sua galera, nos blocos vá com poucos e bons amigos.

3. Chegue na Concentração – a melhor coisa é estar lá quando o bloco sair. Você já se posiciona, percebe o tamanho que ele vai ter, reúne seus amigos, vai entrando no clima etc. Chegar no meio é sempre um caos: você demora pra achar um lugar, acaba engolido pela multidão e ainda se estressa como nunca.

4. Jamais Fique Atrás – esqueça a música “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”. É muvucado demais e, ao fugir de tanta gente, você foge também do som. A parte traseira dos blocos ou é uma multidão esmagada ou um cortejo de zumbis sem música (Walking Dead). Eu particularmente prefiro ficar na frente, de preferência perto da corda. Mas da pra ficar um pouco afastado também, o som sempre é bom, não tem aperto, dá pra ir nos banheiros que sempre têm mais à frente, dá pra comprar bebidas mais baratas em bar etc. A lateral é uma boa nas vias mais amplas, como largos, praças e avenidas, mas tem que ficar atento: a hora em que afunila pode se tornar um inferno.

5. Não Espere os Atrasados – se alguém chegou quando o bloco já saiu, não pare para esperar o atrasado. O bloco vai passar, o som vai acabar e você só vai se estressar. Carnaval é uma vez só no ano para você perder por conta de um atrasado. O que sempre faço é ver um ou dois quarteirões mais pra frente, na direção de onde o bloco está indo, se tem alguma loja ou outro lugar que pode servir como ponto de encontro e falar pra pessoa ficar lá esperando você passar. É o melhor pra todo mundo.

6. Se Mantenha Numa Distância Fixa – caso siga minha sugestão de ir sempre na frente, mantenha mais ou menos uma distância fixa do bloco. Assim, caso alguém se perca ou queira ir ao banheiro fica bem fácil pra encontrar você depois.

7. Não Corra Atrás de Bloco – se o bloco já saiu e você não tem certeza do trajeto, desista e vá para outro. Correr atrás é uma tristeza e você só vai se estressar. Assuma a derrota e vá pra concentração de outro.

8. Não Troque o Certo Pelo Duvidoso – se você está num bloco incrível e alguém sugere de irem pra outro, ignore. Você pode se arrepender. Se você está amando seu bloco, fique nele. No ano seguinte você pode experimentar outros.

9. Leve Seus Comes e Bebes – uma mochila térmica cheia de água e bebidas, além de amendoins e salgadinho, pode deixar seu Carnaval muito mais gostoso e tranquilo. Mas a mochila térmica tem que estar leve, nada de pesar.

10. Mude Sua Programação – Caso tenha feito sua listinha de blocos mas no caminho de um deles cruze com algum bloco que esteja muito legal, rasgue sua programação e fique onde está divertido. Vale a pena experimentar e ser surpreendido.

11. Não Escolha Bloco Pelo Nome – alguns nomes são criativos, mas os blocos são um lixo. Outros, tem nomes fracos mas são incríveis. O nome não faz o bloco!

12. Varie Estilos – não vá só pra blocos de marchinhas ou só pra blocos de versões (tipo Beatles ou Caetano em ritmo de Carnaval). Experimente de tudo: vale num dia ouvir marchinha, em outro MPB, em outro axé. O Carnaval fica bem mais rico e divertido assim.

13. Perrengue Passa – caso se veja apertado na multidão, não estresse. Isso passa. Às vezes a rua afunilou, às vezes o bloco andou rápido demais. Solte o corpo e mantenha a calma. Muvucas assim não duram muito.

14. Pertences Sempre Por Dentro da Roupa – doleiras são a melhor opção. Jamais deixe nos bolsos ou em bolsinha com zíper. Eles abrem, já vi acontecer. Bota tudo numa doleira e enfia por dentro da roupa.

15. Cheque Sempre Seu Cartão – comprou com cartão no isopor? Checa se é mesmo seu cartão aquele que o vendedor te deu. É um golpe bem comum ele ficar com o seu e te devolver um outro.

16. Acompanhe o Bloco, Nunca a Multidão – o erro mais comum que vejo são as pessoas que acompanham o ritmo da multidão: sem perceber, se afastam do bloco e ficam sem música e sem alegria, ficando perdidas no meio dos Walking Deads. A dica é olhar pro bloco (trio, banda, estandarte) e manter uma distância fica dele. O bloco parou? Você para também, mesmo que a multidão siga andando. O bloco andou? Você anda também, mesmo que as pessoas em volta estejam paradas. Você jamais vai ficar sem música ou preso numa muvuca caso siga essa dica.

17. Não Vá Com Amigos Errados – os chatos, os frescos, os reclamões, os mal humorados, os mijões. Essa gente que só vai atrapalhar e tirar a alegria do seu Carnaval. Bloco de rua é suor, gente suada, sol e bebida quente. Quem não gosta que não vá. Você tem o ano inteiro para sair com seus amigos errados.

18. Use Protetor e Óculos Escuros – caso prefira os blocos de dia, passe protetor e use óculos escuros. Sua pele vai me agradecer.

19. Use Tênis Confortável – abuse da fantasia e da vestimenta, mas, no pé, prefira o conforto do que o estilo. Sugiro um tênis confortável, você vai andar muito, vão pisar no seu pé, vai cair cerveja ou catuaba etc. Conforto!

20. Acorde Cedo – tanto no Rio quanto em Sp, os melhores blocos são de manhã cedo. Sim, você vai ter de acordar cedo, mas se tiver ido dormir cedo também, não vai ter problema. Em Carnaval chego a deitar 21h ou 22h. Descanso e acordo inteiro. Vale muito a pena. Dormir até tarde não só vai fazer você perder os melhores blocos e as concentrações, como se achar desesperado pelas ruas correndo atrás de amigos e bloquinhos, além de chegar lá num grau de alegria bem diferente dos demais. Você sóbrio e mal humorado por ter sofrido pra achar os amigos e eles bêbados e felizes por já estarem curtindo há horas. Fora que os blocos de fim de dia ou de noite ou de madrugada são mais pesados, normalmente mais problemáticos.

21. Prefira Roupa de Banho – em vez de cueca e calcinha, vá de roupa de banho. Pode chover, podem te molhar. Você fica bem mais confortável assim e, estando no Rio de Janeiro, ainda pode ir pra praia antes ou depois do bloco. Estando em São Paulo, pode dar um tchibum numa piscina.

22. Prefira Blocos Alternativos – já basta você curtir o pop no ano todo, na hora do Carnaval, experimente! Bairros diferentes, músicas diferentes. Vale muito a pena e, normalmente, o público é bem mais educado e interessante do que nesses blocos mainstream.

23. O Básico – Não esqueça que não é não, homofobia é crime e piada tem limite. Então não faça o chato! Respeita os manos, as monas, as minas, as trans, todo mundo!

24. Tenha Uma Programação – Eu disse pra você jogar fora quando achar melhor, mas tenha sempre uma. Use o app dos blocos e selecione vários por dia. É muito útil caso você perca um bloco ou aquele que você escolheu esteja ruim.

25. Não Queime a Largada – uma conhecida minha vomitou de bêbada às 11h da manhã do sábado de Carnaval. Sim, isso mesmo. O ideal é você ir bebendo devagar, ir ficando alegre aos poucos, pra poder curtir o dia todo e todos os blocos que quer. Beber rápido não só pode acabar com o rolê como fazer você ficar desesperado por comida (= fim do rolê). O segredo é ficar tomando água o dia todo.

É isso. O Carnaval de 2019 acabou, mas o pós-Carnaval taí e esses dicas valem pros próximos anos também. 😉

Divirtam-se! \o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s