A recente declaração de Steve Bannon sobre o papa Francisco deve ser levada muito a sério.

A gente deve temer essa onda fascista que quebra toda a estrutura social que conhecemos. A política, os valores e a religão.

O que virá depois?

Goste ou não de como estávamos estruturados, esse sistema está em ruínas com a força tecnológica e do dinheiro.

Steve Bannon descobriu como derrubar democracias, eleger presidentes, destruir reputações, reunir fiéis e criar novos heróis.

De um jeito em que o controle está totalmente nas mão de poucos. Sem muito espaço para um contra-ataque.

O que estamos vendo no Brasil, nos EUA, na Inglaterra e em outros pontos do planeta me parece o surgimento de uma Nova Ordem Mundial.

Nela, a mídia perde grande parte do poder. Pouco importa nossa opinião sobre ela, mas a mídia perdeu. E está sendo substituída por algo muito pior.

As Fakes News são só a ponta do iceberg.

Assim como o poder da Igreja Católica está se dissipando em detrimento das evangélicas, alinhadas com essa nova ordem.

Não só as ferramentas de controle estão sendo trocadas, como os atores principais dessa máquina. E aí está um dos maiores problemas.

Os líderes de antes estão dando lugar a pessoas piores: mais despreparadas, ignorantes, sem cultura e com valores retrógrados demais.

Ideias caducas e comportamentos enferrujados tendem a voltar, como estamos vendo. Uma bagunça total e um questionamento absurdo de toda a base do que conhecemos como humanidade. Alguém citou Terra plana?

Enquanto a gente ri, tudo isso acontece.

Se nada for feito, vamos entrar numa Era terrível, com o apoio dos deseducados, torpes e ultrapassados.

O velho voltará a segurar as rédeas e o novo irá agonizar.

Até quando? O que os poderosos de hoje farão para não perderem o controle de tudo? Irão se aliar a isso? Já estão aliados?

O que será dos questionadores? Dos diferentes? Daqueles que buscam as soluções para os desequilíbrios da nossa civilização?

As bolhas sociais se tornarão guetos? Grupos que se escondem nas sombras?

Vivemos campos de concentração de imigrantes em muitos lugares do planeta, inclusive no Brasil. As prisões preenchidas praticamente só com negros são o que?

Soa alarmista e conspiratório, mas um simples balanço dos acontecimentos dos últimos anos e, principalmente dos últimos meses, deve ligar nosso alerta.

Talvez toda essa loucura não seja por acaso. Talvez nem seja passageira.

Olho aberto. No Brasil a loucura já ultrapassou todos os limites. E isso impacta em vidas, paz, alimentação, segurança e emprego.

A escalada vem acontecendo aos poucos, mas já caminhou um bocado. É assustador.

Um novo mundo nasce e ele não parece nada bom.

Anúncios