Home

Calma, este não é um texto profundo nem antropológico. É apenas uma constatação sobre nosso novo modo de vida.

Porque, afinal, a gente querendo ou não, nosso modo de vida está em constante mudança, não importa de qual geração você seja. Por isso me irrita a frase “porque nos novos tempos..”. O tempo é sempre novo e nosso modo de vida sempre muda. Os tempos são sempre novos.

Enfim. Eu não sou tradicionalista nem apocalíptico. Eu procuro entender e absorver as mudanças. Não sou daqueles que reclamam na mesa do bar ou restaurante quando todos estão no celular. Não vou lutar contra uma realidade. Isso é um fato que agora pertence ao nosso comportamento. É assim que as coisas são hoje em dia. Você gostando ou não.

Porém – agora sim vai o assunto deste post – essa nossa mania de usar o celular e abrir apps, normalmente de redes sociais, tem me gerado certa angústia. Explico. Não sei se você já passou por esta experiência, mas eu me sinto desconfortável e até entediado quando abro todos os apps e nao vejo nada de novo.

Abro o Facebook, o Whatsapp, o Instagram, o WordPress e todos os outros apps (cada um de nós temos nossos favoritos e cumprimos um ritual no celular, checando aqueles que mais gostamos de tempos em tempos) e me sinto meio vazio qdo não vejo nenhuma foto nova ou nenhum post novo. Me sinto entediado quando já fiz minha ronda rotineira pelos apps e já não tenho mais o que olhar.

Encaro a tela do iPhone, sem ver nenhum vermelhinho nos apps. Nenhuma mensagem de que há um post ou foto novos. Vem uma sensação estranha de falta, de vazio, de tédio. “E agora? Não tenho mais o que olhar, não tenho mais o que ler”. Já rodei pelos sites de notícias, pelos blogs e esgotei as novidades – não me diga para ler um livro porque estes eu leio em casa, na cama, antes de dormir.

Fico olhando pro celular me sentindo, de certa maneira, desinformado e sozinho. Uma tecnologia que nos faz ficar cada vez mais próximos das pessoas, que nos faz ter cada vez mais contatos imediatos, é também capaz de trazer essa sensação de isolamento quando ela não consegue nos proporcionar mais esse bombardeio de informações a todo instante. Sinal dos tempos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s